- Área: 427 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Juan Durán Sierralta, Alejandro Soffia
-
Fabricantes: SIP
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos fazem esforços valiosos para melhorar o entorno das nossas diversas atividades. Mas a arquitetura de qualidade nasce em casos pontuais e, portanto, os benefícios do bom desenho são quantitativamente baixos para a sociedade. Apesar desses casos pontuais poderem ser edifícios que alojam muitas pessoas ou têm um alto impacto qualitativo no seu entorno, não conseguem influenciar realmente no crescimento do nosso meio ambiente construído.
A pré-fabricação apresenta-se nesse contexto como uma ferramenta para a proliferação em série e grande escala, das virtudes do desenho integradas em um sistema construtivo replicável. Portanto, é possível afirmar que os sistemas pré-fabricados podem responder satisfatoriamente as demandas massivas de arquitetura de parte da sociedade. Essa residência é um modelo de casa desenhada com painéis SIP (Structural insulated panel). Esses painéis são componentes construtivos pré-fabricados instalados no mercado chileno e disponíveis através de diferentes provedores ao longo do país. Sua tecnologia é simples e surge nos EUA na década de 1930.
No Chile, estão presentes desde 1945, ainda que desapareceram do mercado para voltarem a se consolidar na década de 2000. O painel está disponível atualmente ao redor do mundo inteiro. Segundo seu acrônimo comercial, o painel possui a grande virtude de reunir, ao mesmo tempo, estrutura e isolamento térmico. Além disso, podem ser dispostos tanto horizontal como verticalmente. Também podem ser dispostos de maneira oblíqua por isso suas possibilidades de configuração espacial são variáveis.
O grau de pré-fabricação é intermediário, ou seja, não resolve completamente as necessidades de uma edificação e a união entre componentes deve realizar-se in situ. Entretanto, é muito rápido e simples de montar. Foi desenvolvida uma série de 9 moradias com esse sistema, onde foram testadas diferentes conformações de tramados, para produzir diferentes resultados espaciais e/ou volumétricos. Para aproveitar as vantagens dos sistemas pré-fabricados, nesse caso os tramados respondem estritamente à multiplicação do módulo tal como vem de fábrica. Dessa maneira, são reduzidos os materiais e processos, resultando na economia de custos e tempo.
Na residência testou-se a utilização do painel de maneira oblíqua para adaptar-se aos requerimentos formais clássicos associados a uma moradia de duas águas. A casa, que abriga um família "grande", está definida na largura por um painel de 4,88 m de extensão, multiplicado 33 vezes no mesmo eixo para um total de 40 metros de largura, resultando em 426 m2. O módulo base otimiza as medidas dos painéis e se modifica, segundo os requerimentos programáticos que surgem de maneira variada. O projeto não é somente uma residência unifamiliar extensa, mas está pensado como um modelo possível de ser repetido massivamente e assim colaborar de maneira quantitativa e qualitativa para a qualidade de vida das pessoas.